sábado, 26 de agosto de 2017

Monumento a Cristo Operário

Este monumento na Barroca Grande data de 1967. Quem entra pela localidade por cima, vindo da Pampilhosa, encontra este monumento no meio do pinhal do lado esquerdo. Já foi um local mais sossegado, reservado à solenidade que lhe era merecida, mas um recinto de festas foi construído aqui e uma série máquinas ligadas ao espólio antigo da mina foram aqui plantados tipo museu aberto.
Fiz batota e retirei tudo o que estava à impedir a vista do monumento.
Ladeando e sustendo com um enorme esforço o chão onde a estátua de Cristo assenta, estão dois mineiros. Nunca me tinha apercebido mas a estátua de Cristo segura um grande martelo na mão esquerda.
Estava a ficar frio e escuro quando fiz este desenho, a minha ideia era de algo imponente e expressivo, mas acabei por despachar o desenho de uma forma que não me agradou muito ... tenho de lá voltar, está decidido!

2 comentários:

Unknown disse...

excelente desenho, uma arte que sempre me encantou, e ainda espero ter oportunidade de aprender...parabens Susana. bjn

Suzana disse...

Muito obrigada José Dias :) é sempre altura de aprender!
Abraço!